sexta-feira, 6 de julho de 2007

COMA VIGIL. O QUE É. COMO É.

Algumas pessoas desconhecem o que seja o estado de coma vigil. Sem a mínima pretensão de escrever algo que demonstre conhecimentos médicos ou científicos, conhecimentos esses, que infelizmente não tenho, quero compartilhar com vocês que lêem este blog, o que aprendi sobre o coma, através da observação e da convivência com minha filha Flavia, há mais de nove anos em coma vigil.

O coma é um estado de inconsciência profunda, e ainda é um mistério até para os médicos e cientistas. Todos os especialistas com os quais conversei, foram unânimes em dizer que existem mais perguntas do que respostas, mais dúvidas do que certezas sobre o coma, e disseram, todos, que ninguém tem ainda, respostas concretas sobre o que realmente acontece no cérebro de uma pessoa em coma. Acredito que nós, os familiares, desde que fiquemos atentos, podemos aprender muito com a convivência com uma pessoa em estado de coma, e dessa forma, poder melhor cuidar dela.

Para medir o nível de consciência de uma pessoa que sofreu dano cerebral, os neurologistas usam a Escala de Coma de Glasglow. A escala vai do grau três (morte cerebral) ao grau quinze, (estado normal de consciência). Uma pessoa em coma profundo mantém os olhos fechados o tempo todo, já no coma vigil, (caso de Flavia) a pessoa dorme à noite, mas durante o dia mantém os olhos abertos, mas não fala, e não se movimenta, não responde a estímulos verbais e não interage com o meio ambiente, ou seja, fica alheia a tudo que acontece à sua volta. De vez em quando, apesar de acontecer raramente, Flavia sorri, mas pelo que tenho lido a respeito do estado de coma vigil, a pessoa nesse estado pode ter alguns movimentos involuntários, sorrir e até chorar, mas ainda assim continuar em estado de coma, inconsciente, pois como diz a literatura, essas reações seriam automáticas.

Por causa do que venho relatando neste blog, recentemente recebi um e-mail uma pessoa que me critica pela forma como demonstro meu amor por minha filha – cuidando dela sem me questionar se isto é o melhor para ela. Segundo esse senhor, um médico e teólogo, esse meu amor por Flavia é de “caráter duvidoso”, já que na opinião dele, amar Flavia seria ” facilitar sua partida”, “deixá-la ir.” Certamente eu e esse senhor discordamos de muitas das posições defendidas por ele em seu e-mail, mas acima de tudo eu e esse senhor discordamos do que seja amar. Além do que, cuidar de um filho que ficou dependente de nós, não é uma opção, mas uma obrigação. E se até para a ciência, o que se passa no cérebro de um pessoa em coma é um mistério, é uma incoerência afirmar que o sorriso de uma pessoa nessa condição é puramente um ato involuntário e automático. Para mim o sorriso de Flavia, quando acontece, não é um mistério, é uma resposta. De amor. Ao amor.

48 comentários

Isabel-F. disse...

Querida Odele,

Sem dúvida ... tens toda a razão...

sabes que esta foto da Flávia sempre me maravilhou ... esse sorriso ... um mistério ... é sim...


beijinhos doces

Rosa Silvestre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa Silvestre disse...

Uma mãe nunca perde a esperança....deixe falá-los, Odele e faça o que a sua consciência lhe dita!
Foi escolhida por mim para o Prémio Blog com Grelos.
Veja:http://premiosdocriancices.nireblog.com/

C Valente disse...

Sei que é preciso muita força muita coragem, não desistir
Continua, que não estás só, outros te acompanham
saudações

C Valente disse...

Obrigado pela visita, eu vou passando, sabendo noticias
Um beijinho para a Flavia
Saudações

PDivulg disse...

Cara amiga, pouco lhe posso valer, apenas dizendo que tem uma filha linda e que as minhas orações estão convosco, para que tenham reconforto, e coragem.

irneh disse...

Só agora tomei conhecimento deste espaço. Fiquei comovida. Acho que o sorriso da menina contradiz o mail do suposto médico/teólogo. Ainda há semanas um polaco acordou do coma depois de anos.
Dizem que é egoísmo da nossa parte prolongarmos o sofrimento daqueles que amamos. Podem ter razão. Mas só quem passa pelas situações pode avaliar. E, de uma coisa tenho a certeza: quem cuida de alguém que ama muito faz sempre o que o seu coração lhe dita.

Beijinhos.

leituras disse...

Lindo, este sorriso da Flávia.

Boa semana

Blogue da Magui disse...

Sua filha é linda e inacreditável que esteja tantos anos assim.Vc tem razão quando diz que deve cuidar dela sem perguntas.Isso é um grande amor . Não só de mãe mas generosidade total de uma mulher.Eu tenho uma conhecida que sua filha ficou assim por seis anos e, um dia,a filha olhou fixo para ela, sorriu, a mãe deu a mão para a filha, a filha apertou ( de leve claro) e morreu.
Deus deu Sua filha para vc cuidar.É um mistério os acontecinebtos.Agora, forçar a barra não é certo.É preciso deixar a natureza fazer seu curso.Um meu vizinho ficou em coma 30 anos a até morrer mas ninguém em casa deiaxou de viver.Ele sofreu um desastre de caminhão quando era moço.

MR disse...

Odele, quantas vezes te questionas se estás fazendo o melhor para tua filha, nossa Flavia?

Para mim é um acto de coragem, de amor,de mãe o que fazes pela tua filha!

Espero que não percas a esperança e vejas a Flavia sorrir, muitas vezes.

Ela escuta-te, por motivos que só a medicina explica não te responde directamente...mas sente a sua mãe e quem a rodeia!

Um beijinho para ambas

Mário Relvas

C Valente disse...

Queridas amigas, me vão dando noticias. eu por aqui vou passando
O meu contributo é bem pequeno
Uma grande alegria era a que você sabe...
Saude, alegria, felicidade
Um beijo com ternura

J.T. disse...

Hello Mrs Souza

Thank you for dropping by my blog.

Sorry to hear about Flavia, who remains in coma. I tried to decipher the English translation and got a gist of Flavia's condition.

You are very strong and clearly have so much faith and love in you. God be with you always. :)

LopesCa disse...

Beijinhos à Flávia e à mãe.

J.G. disse...

ODELE:

Vim, como havia prometido, visitar a Flávia. Olhei para ela e fiquei me interrogando o tempo todo.
O que se passa, realmente, naquele seu mundo?
E a si, amiga, como acho que consigo entender seu amor. Facilitar a sua partida seria um acto de amor? E foi um médico quem lhe disse tal coisa? Que médico esse! Como pessoa e ainda menos como médico o deveria dizer. Estou em total desacordo com tal posição.

A si, quero lhe prestar uma homenagem pelo carinho, pelo amor por sua filha e pela tremenda coragem e humanidade para narrar factos que lhe são dolorosos.

É uma lição de altruísmo de que muito poucos se poderão orgulhar.

BEM HAJA! E um beijinho para si e outro, muito terno, para Flavinha, quem sabe ela não vai sorrir...

BEIJÃO PRA VOCÊS desde Lisboa.

Odele Souza disse...

C Valente,
A sua contribuição não foi e não é pequena não. A delicadeza de sua atitude citando o nome dos blogs que você visita e dedicando à Flavia o poema do post de hoje foi um gesto de muita ternura e isso, ah! tem um valor imenso.
Muito obrigada.

Odele Souza disse...

lopesca,
obrigada pela visita.

Águas da Vida disse...

Acho que nao devemos julgar ninguem é simplesmente desumano julgar sem experiencia de causa, alias mesmo com experiencia ja acho chato julgar, na minha opiniao faria o mesmo que voce querida Odele, pois quando amamos lutamos sempre pelas pessoas caras, é muito facil dizer o que esse senhor disse quando nao estamos passando pelo problema. Parabens pela suas atitudes e continue lutando sim, é seu dever de mae e de ser humano lutar pela vida de sua filha!
Big Kiss

Anônimo disse...

Pesquisando sobre coma vigil, visto q o médico n os disse q nossa mãe se encontra nesse estado, me comovo sensivelmente com seus relatos, e me sinto inclusive, mais forte pra encarar o q vier, pois concordo com vc q quem ama, está aí pra amparar e dar apoio e amor, até q a pessoa se reestabeleça, pois tenho certeza q minha mãe faria mto mais por mim, como vc tem feito por sua filha.

jacira disse...

Odele,compreendo seu drama se assim podemos chamar,sinto muito pela Flavia ela e linda como um anjo.Eu tive um neto nessas condiçoes, minha filha estava gravida dessa criança de 8 meses,viajou pra sao paulo e morreu num acidente de carro,essa criança teve o nome de Caio e eu cuidei ate os 12 anos quando entao veio a falecer.Deus esta contigo nao esmoreça pense sempre que voce nunca estara sosinha assim como eu nunca estive. DEus em sua infinita bondade vai sempre estar do seu lado coragem amiga.

Ju disse...

o amor é muito mais profundo e misterioso do que o coma. siga sempre teu coração. felicidades, força, fé, coragem!
BEIJOS.

redonda disse...

A sua filha é linda e o sorriso dela também me pareceu uma resposta de amor.

Ana Daniela disse...

Desculpe, Odele, eu tomar partido, mas concordo com vc em relação ao que esse médico e teólogo opinou. Pode ser até que vc (e eu) estejamos erradas em relação ao que pensar sobre eutanásia, ou facilitar a partida, mas QUEM É ELE PARA JULGAR? Existem pessoas que se deslumbram por deterem conhecimento, e acham que se tornam donas da verdade. E, mesmo que elas sejam, em casos que interferem na vida (e na morte) das pessoas, certas atitudes podem se tornar crimes contra Deus, contra a família, contra o espírito. Todos partiremos um dia, e cabe a Deus decidir nossa hora. O que passamos, nessa vida, é decidido por nós mesmos, e nisso somos amparados por Deus (sou espírita), e, se perguntarmos a qualquer membro de igrejas Católica ou Evangélica, e seguidores da doutrina Espírita, o que acham da eutanásia, teremos a mesma resposta: NÃO! Não se deve tirar ou abreviar a vida de ninguém. No entanto, acima de qualquer doutrina ou religião, está a sensibilidade e o sofrimento da pessoa que passa pela dificuldade. Quem somos nós para julgar?
Um grande beijo para vc... e vários para a Flavinha!

Ana Daniela

Anônimo disse...

Oi Odele,

Muito interessante o seu blog. Queria fazer só uma pequena correção neste post: o grau 3 na escala de coma de Glasgow não é o mesmo que morte cerebral. O grau 3 é o mínimo nesta escala, mas se uma pessoa está em "Glasgow 3", ela não está necessariamente em morte cerebral (existe todo um protocolo a ser seguido para definir que uma pessoa está em morte cerebral).
Muita força, e tudo de bom para vocês

lise

Lucinéia Cristina disse...

Parabens Odele pela linda filha, eu no seu lugar faria o mesmo, pois para Deus nada é impossível, já ouvi casos de pessoas que ficaram mais de 10 anos e voltou, então mamãe guerreira continue ouvindo seu coração que com Deus somos mais que vencedores e eu acredito na vitoria de Flávia. Bjs

Letícia disse...

Odele, não se importe com esse médico. Deve ser só mais um médico desumano que existe no mundo e que nada aprendeu com a teologia.
Que Deus te abençoe sempre!

Anônimo disse...

Odele, nunca perca a esperança, o poder de DEUS é divino e mãe é mãe,parabéns pela postura e força amiga, o seu amor é sem julgamento, este médico é só mais umque deve pensar ser DEUS!

Anônimo disse...

Odele, gostaría de compartilhar com você esta dor e este sofrimento. Há um ano vivo o mesmo drama com a minha mãe. Nossa esperanças são renovadas a cada dia. Nossa dor... nosso amor...Meu Deus...como peço para Deus em nome do amor que sinto por ela para ajudar-nos. Só que vive esta dor sabe como ela é...doi nossa alma...
Do fundo do meu coração...não desista...que suas esperanças sejam a cada dia renovada...que a força divina esteja ao seu lado... é tudo o que eu peço a Deus...muita força..porque é muito dificil conviver com esta situação!!! Muita, mas muita sorte para você e para a Flávia.

Um abraço,
Fernanda.
fepiovezan@bol.com.br

herberton disse...

OI BOA NOITE MEU NO É HERBERTON TENHO UM BLOG QUE FALA DE OUTROS ASSUNTOS LIGADOS A SAÚDE SOU TEC. DE ENF. E ACADêMICO DE FISIOTERAPIA. BEM VI A INTRODUÇÃO QUE A SENHORA COLOCOU EM RELAÇÃO AO QUE É O COMA VIGIL MAIS O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI SOBRE UM SENHOR QUE DISSE SOBRE A PARTIDADE SUA FILHA, POIS BEM ELE SÓ PODE NÃO CONHECER A DEUS POIS DEUS NUNCA DEIXARIA UM FILHO SEU DESAMPARADO OU SOFRENDO. MUITO MENOS UMA MÃE E A UNICA PESSOA QUE PODE DESCIDIR ENTRE A VIDA E A MORTE DE OUTRA É DEUS SE DEUS PERMITE QUE SUA FILHA RESPIRE É POR QUE ELE AINDA TEM UM GRANDE PLANO NA VIDA DESSA JOVEM. EU TE DIGO NÃO DESISTA NUNCA DA SUA FILHA POIS DEUS NUNCA DESISTIU DE VC.

MEU BLOG É: http://herberton192.blogspot.com
abraço.

herberton disse...

OI BOA NOITE MEU NO É HERBERTON TENHO UM BLOG QUE FALA DE OUTROS ASSUNTOS LIGADOS A SAÚDE SOU TEC. DE ENF. E ACADêMICO DE FISIOTERAPIA. BEM VI A INTRODUÇÃO QUE A SENHORA COLOCOU EM RELAÇÃO AO QUE É O COMA VIGIL MAIS O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI SOBRE UM SENHOR QUE DISSE SOBRE A PARTIDADE SUA FILHA, POIS BEM ELE SÓ PODE NÃO CONHECER A DEUS POIS DEUS NUNCA DEIXARIA UM FILHO SEU DESAMPARADO OU SOFRENDO. MUITO MENOS UMA MÃE E A UNICA PESSOA QUE PODE DESCIDIR ENTRE A VIDA E A MORTE DE OUTRA É DEUS SE DEUS PERMITE QUE SUA FILHA RESPIRE É POR QUE ELE AINDA TEM UM GRANDE PLANO NA VIDA DESSA JOVEM. EU TE DIGO NÃO DESISTA NUNCA DA SUA FILHA POIS DEUS NUNCA DESISTIU DE VC.

MEU BLOG É: http://herberton192.blogspot.com
abraço.

herberton disse...

OI BOA NOITE MEU NO É HERBERTON TENHO UM BLOG QUE FALA DE OUTROS ASSUNTOS LIGADOS A SAÚDE SOU TEC. DE ENF. E ACADêMICO DE FISIOTERAPIA. BEM VI A INTRODUÇÃO QUE A SENHORA COLOCOU EM RELAÇÃO AO QUE É O COMA VIGIL MAIS O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI SOBRE UM SENHOR QUE DISSE SOBRE A PARTIDADE SUA FILHA, POIS BEM ELE SÓ PODE NÃO CONHECER A DEUS POIS DEUS NUNCA DEIXARIA UM FILHO SEU DESAMPARADO OU SOFRENDO. MUITO MENOS UMA MÃE E A UNICA PESSOA QUE PODE DESCIDIR ENTRE A VIDA E A MORTE DE OUTRA É DEUS SE DEUS PERMITE QUE SUA FILHA RESPIRE É POR QUE ELE AINDA TEM UM GRANDE PLANO NA VIDA DESSA JOVEM. EU TE DIGO NÃO DESISTA NUNCA DA SUA FILHA POIS DEUS NUNCA DESISTIU DE VC.

MEU BLOG É: http://herberton192.blogspot.com
abraço.

denise disse...

Olá Odele!

Hoje (23/11), como que por "acaso", li a reportagem da Revista Época, sibre a Flávia, e seu obstinado e maravilhoso amor por ela. Me identifiquei contigo de imediato, e pude, se não sentir, mas imaginar a dimensão desta dor dilacerante, que é ver sua filha atada à uma cama hospitalar por tantos anos. Gostaria de te dizer que Deus não nos dá um fardo tão pesado, que não possamos carregá-lo! Continue a cuidar dela com todo amor que seu coração for capaz, por que é isso que ela gostaria de receber de vc, e JAMAIS, como esse triste senhor do email "acha", que vc deveria acabar com a vida dela. Vida sim, por que ela respira, e só a Deus cabe a decisão de tirá-la desse mundo. Espero poder contar com sua amizade, por hora te envio meus pensamentos de luz, para que vc se fortaleça a cada dia mais. DEUS ESTÁ CONTIGO! NEM VC E A FLÁVIA ESTÃO SOZINHAS....abraço forte!

IGOR ANDRADE disse...

BOA TARDE ODELE!!!

PARABENS DO FUNDO DO MEU CORAÇAO a luta sua com sua filha voce e ela sao duas querreiras e se deus quiser ele vai te abençoar com alguma coisa muito especial em suas vidas pode ter certeza.
fiquem com Deus e que ele ilumine seu caminho e de Flavia
abraços

IGOR ANDRADE
PONTA GROSSA/PR

ivete disse...

oi odete espero ke esteja bem,li o seu blog,e estou passando por um problema parecido com seu ,vai fazer dois meses ke minha sogra esta em coma vigil ,depois de um avc e um aneorisma depois da cirurgia ela esta em coma vigil esta sendo mto dificil,mas temos ke agradecer a Deus apesar de tudo isso ela esta viva bjs para vc e sua filha Flavia.

ÁUREA disse...

Boa noite Odele, assim como você tenho um parente neste estado de consciência. Minha sogra entrou no hospital com muita tontura e a voz rouca, mas consciênte, ficou sendo observada por 9 dias, fez exames e detectaram AVC. No nono dia, seu estado piorou e foi levada para a UTI,permanecendo por 10 dias em estado de coma vigil, saiu da UTI faz 5 dias mas ainda está em coma vigil.As vez sorri, chora, abre os olhos mexe os braços, os médicos dizem que são movimentos involuntários. É triste não saber o que fazer, como estimular, damos carinho, atenção e rezamos muito.
UM GRANDE ABRAÇO, MUITA FORÇA E ESPERANÇA. ÁUREA

Doação Curitiba disse...

Olá Odete
Na busca desesperada para saber mais sobre o coma encontrei seu blog e através dele entendi oque na minha cabeça não entrava...
Tenho um sobrinho(20 anos) a 30 dias hj na UTI,foi internado as pressas pois estava com pneumonia, seu quadro piorou pois teve parada respiratória e desde então foi enduzido a um coma, na volta do mesmo ele arrancou os tubos e faltou oxigenio no cerebro...diagnostico lesão no cerebelo...na minha busca desesperada por explicações entendi que ele esta em grau 6 da escala confirmado pelo médico..
Quando li seu blog vi meu sobrinho exatamente como Flávia e entendi mais sobre o Coma Vigil...
Ele ainda esta internado e vai demorar a sair pois os rins estão sem funcionamente e precisa de hemodialise...
A dor que vc sente é a mesma que a minha e só nós podemos entender...a cada dia que vou ao hospital e subo as 3 rampas para a UTI meu coração fica desesperado querendo achar que quando entrarei naquele quarto ,ele podera estar melhor..mas não esta, com os olhos abertos e fixos em mim , falo com ele ..mas ele não esta ali...
Volto pra casa arrasada e exausta..não durmo direito e mal tenho me comunicado com as pessoas que não sabem oque dizer a mim...não as culpo!Mas continuo dia apos dia, ali ao lado dele, falando e esperando...
Quero que saiba que vc me ajudou muito a entender muitas coisas sobre o mundo paralelo dos nossos pequenos...

Que Deus te abençõe...
Maeve

Claudete disse...

Não se importe com o que falam sobre sua forma de cuidar da sua filha ou como demonstra seu amor. Não desista dela nunca, Deus conhece seu coração e sabe todas as coisas, enquanto o coração de Flavia bater haverá sempre uma esperança. Amor de mãe nunca é demais e nunca fez mal a ninguém. AME SUA FILHA COM TODA FORÇA DO SEU CORAÇÃO. Que Deus a abençõe.

Iara Costa disse...

Boa tarde amiga! Odele nunca perca a esperança e a fé no poder divino de Deus.Algumas pessoas dizem que coselho não é bom,que se fosse ninguem dava, e sim vendia.Eu não penso assim.Acho que coselho sempre é bom.Amiga, sei que sua luta com sua filha não é facil,deve ser muito sofrida pra vc e pra ela tbm..amiga fale sempre com suas filha coisa que eleve o espirito dela,passando sempre palavras possitivas,coloque musica pra ela ouvi, dançe pra ela,conte historia,convese com ela como vc tivesse a certeza que ela esteja te ouvindo.eu acredito que ele entende tudo que aconteçe com ela. lembre que é o corpo a materia que não da um sinal possitivo, mais lembre que temos alma que é nosso verdadeiro corpo que precisa ser alimentada todos os dias com fé e confiança em Deus. ouça o momento de fé com o padre marcelo rossi coloque o radio no quarto da flavia e ouça O PROGRAMA,vcs vão gosta.olhe Não mostre ao seu Deus o tamanho do seu problema... Mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus! Deus pode tudo, Deus sabe tudo.CONFIE.
WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR

Anônimo disse...

Olá
Quero compartilhar com vc que hoje vivo esta mesma situação em minha familia.Minha irmã esta em coma com a mesma possibilidade de ficar assim para resto dos dias dela.Hoje já não vivo por mim,vivo por ela e chego a ter medo que me aconteça alguma coisa,pois quero ficar com ela,cuidando e dando todo o AMOR que neste momento é só o que me resta a dar a ela.Leio para ela,coloco as musicas que ela gostava de ouvir ate filme assisto com ela e no decorrer vou explicando o filme pra ela,entre um espasmo e um sinal de resposta que as vezes se nota no rosto dela.
Sei o que vc esta passando e sentindo.Hoje aprendi que a dor e o amor so a nos pertence e nunca ninguem vai sentir igual,então vivo minha vida todos os dias como se fosse o ultimo para mim e para ela e não deixo de fazer o que tenho vontade,aprendi que a vida é so um breve momento e que temos a obrigação de agradecer a DEUS por termos saúde e estarmos vivo.

Sinta-se beijada e abraçada com energias positivas de luz e muita paz no seu coração.

tia nena disse...

odele sei oque voce esta passando eu tambem tambem estou pasando minha filha de 23 anos sofreu um acidente o dia primeiro de maio deste ano teve um edema cerebral ela ainda n
nao fala não come e não anda ja esta interagindo mais muito pouco tem vezes que fico em duvida se ela esta entendendo tenho muita fé e voce tambem tenha sua filha vai voltar assim como a minha jamais pensei ou pensarei de outra forma, fique com deus.

Anônimo disse...

Cara Odele

a elasticidade da alma humana é incrível.. não consigo me colocar na sua situação, uma dor sem fim, uma espera sem fim, dúvidas sem fim, e ainda assim você tem forças para estar de pé, firme e digna no dia a dia, diante da situação insondável da sua filha. A alma dela, certamente, também é assim "elástica", enorme.. continua presente em nosso mundo, continua ligada a vocês, mesmo num corpo que lhe foi tão tolhido... Ela está aí! abçs calorosos
Marta

Anônimo disse...

Cara Odele

a elasticidade da alma humana é incrível.. não consigo me colocar na sua situação, uma dor sem fim, uma espera sem fim, dúvidas sem fim, e ainda assim você tem forças para estar de pé, firme e digna no dia a dia, diante da situação insondável da sua filha. A alma dela, certamente, também é assim "elástica", enorme.. continua presente em nosso mundo, continua ligada a vocês, mesmo num corpo que lhe foi tão tolhido... Ela está aí! abçs calorosos
Marta

Jacielle disse...

Olá ODELE,

As pessoas dizem que entendem como nos sentimos por ter alguem que amamos na situação em que sua filha se emcontra, mas não entendem, e como é facil dizer que a morte seria mais justo pra essa pessoa...sabe Odele sei o que vc está passando porque uma pessoa que amei e amo muito ficou em coma figil como sua filha por 3 anos e 10 meses, meu irmão ele era tão lindo, ativo,inteligente,bom de coração honesto...ele era casado e tem 3 filhos lindos duas meninas e um menino.ele era diabetico e por isso sofreu uma hipoglicemia e faltou oxigenação no celebro e desde então meu irmão nunca voltou...nestes tres anos e dez meses vi todos que meu irmão amava abandona-lo primeiro a esposa depois os amigos...tdos se cansão menos quem ama de verdade e Deus como eu o amo...agente tinha esperança de um dia ele voltar mesmo os medicos dizendo o contrario e muito dificil aceitar que a vida de uma pessoa linda tenha um fim tão injusto ele não falava não reclamava, so em cima de uma cama, doia ver que aos poucos ele estava se atrofiando se definhando aos poucos, acredite cada sorriso que ele dava eu acreditava e acredito que eram verdadeiros ao contrario do que os medicos dizem ele entendia tdo. nunca adoecia mas um dia semana passada dia 20 ele teve uma febre muito alta de repente, era pneumonia e na terça feira dia 21 de setembro de 2010 as 08:00 da manha meu irmão jasson sousa bonfim junior faleceu...doeu e esta doendo tanto nem existem palavras...mas tento pensar que foi melhor pra ele, para a dor ser menor porque sabe nos somos egoistas pelo nosso amor eu queria ter ele do geito que ele era, não me imortava a unica coisa que era importante era que ele tava com agente...mas sei que ele sofria mas é tão dificil dizer adeus.
Odele não desista da sua filha, aprendi tanto com meu irmão e agradeço a Deus por esse tempo que ele nos permitiu cuidar dele, mesmo que todos digam que não vele a penas que o melhor e deixa-la não os oução enquanto existir vida a uma esperança o amor faz milagres e o seu amor vai fazer um por vc e sua filha.

obrigada, me desculpe pela historia
jacielle

welia disse...

Olá Odele,acabei de perder meu querido pai, ele passou um mes internado, teve um AVC, na ultima semana o convenio transferiu ele pra um pronto socorro que não tinha nem UTI, devia ser para evitar o gastos.Ontem fui ate o hosp, onde ele faleceu e questionei com o medico o porque de uma pessoa em estado grave ficar em um lugar sem UTI, ele me disse que não tinha mais nada a fazer, que meu pai ja estava em coma, so era questão de tempo...
Isso não foi dito a nós familiares, então pesquisando sobre o coma, vi sua história, chorei muito e vi que talves houvesse uma esperança pro meu pai tb.Creio muito em Deus e orei pela sua filha e pricipalmente por vc, pois nós sofremos muito mais nessas horas.Sou mãe tb e posso imaginar a sua dor, mas como muitos ja disseram Deus é maior que tudo e se ele quizer a Flavia vai acordar para vc em breve.
Gostaria muito de poder visitar vcs, não pense que é curiosidade não, pois acredito que muitos ja te pediram isso, porém gostaria de coração poder levar meu abraço pra vc e sua filha e poder estar com ela com certeza é estar mais próximo de Deus, ele esta do lado dela firmemente.
Força, fica com Deus, muita fé
weliagil79@hotmail.com

Anônimo disse...

oi, minha sobrinha está assim, faz um mes, estamos todos muito aprencivos, mas confiantes que tudo vai ficar bem é o que te desejos com todo meu carinho bjus, que Deus, continue te dando força....

claudistony disse...

Caríssima Odele! (para mim, caríssima mesmo dada meu recente apreço e admiração).

Fico comovido com toda esta expressão de amor por sua filha e espero que em breve a conjuntura lhe permita a satisfação de ver o retorno de seu empenho!

Quanto à opinião do pretenso médico e teólogo, me resta a dúvida do que ele chama de "facilitar" a partida de alguém em circunstâncias tão específicas!! Não consigo imaginar nada que possa "facilitar a partida" que tenha um caráter muito médico ou teológico.

Unknown disse...

Olá Odele...

Meu nome é Hamilton e sou de Belo Horizonte.

Minha mãe está em Coma Vigil desde 2002, quando sofreu lesão cerebral em uma uma cirurgia para remoção de um aneurisma.

Ela fica em casa e é cuidada por enfermeiros 24hrs por dia.

Posso afirmar com certeza absoluta que no caso da minha mãe, as reações de sorrisos, dor e as vezes lágrimas não são involuntárias, pois ele procura nos olhar nos olhos e sorri com piadas e gracinhas que eu e outros familiares fazem.

Escrevo este apenas como apoio, pois sei bem a dor que você passa e apesar da situação complicada "deixá-la ir" nunca foi uma opção.

Um grande abraço e fé em Deus.

Lemos Engenharia-Inspeções NR 13 disse...

Olá Odele

Fiquei muito comovido com a sua história que vem sendo veiculada na mídia nos últimos dias. Sou engenheiro mecânico e fico realmente revoltado com o total descado com a vida humana que se pratica neste país. E também admiro profundamente a sua luta,o seu amor, a senhora é uma daquelas heroínas anônimas, não aparece na televisão, não ganha medalhas, mas é a mais pura e verdadeira heroína.

Anônimo disse...

Oi. Sou Aline. Meu pai caiu em casa e está 2 meses em coma. Estou desesperada. Quero ouvir a voz dele, ver o olhar dele mas tudo que vejo é uma pessoa perfeita....em sono profundo, bocejando, às vezes pisca. Chegou a atender comando mas só algumas vezes. Estou no hospital com ele dia e noite.Sonhando em te-lo de volta. É linda sua filha. Não consigo entender essa prova.

Related Posts with Thumbnails