Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

TODOS VOCÊS, COMIGO E FLAVIA

- 12 de março de 2008
Com a freqüência que me for possível, vou reproduzir aqui no blog de Flavia posts e comentários de nossos leitores, que se juntaram a mim e à minha filha para divulgar a injustiça que é ver uma menina se transformar em mulher, enquanto aguarda, em coma vigil, a punição dos culpados pelo acidente que lhe devastou a vida.

O post abaixo, copiado na sua íntegra, foi escrito em 05.12.2007, pela jornalista brasileira Maristela Bairros do blog Clinica da Palavra. Maristela mora na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e tomou conhecimento da história de Flavia, através de outros blogs. Maristela, foi uma das muitas pessoas que participaram da Blogagem Coletiva para divulgar o blog e a história de Flavia. Essa blogagem Coletiva aconteceu em 17 de Dezembro de 2007 e mais de 200 blogs participaram, muitos deles de Portugal, nosso país irmão, que tem estado sempre presente nesta luta por justiça para Flavia.

Conforme lhes disse no post anterior, depois de nove anos de luta, a justiça paulista autorizou que o processo de Flavia seja encaminhado à Brasília, para a sentença final. Mas não se sabe quantos anos isto ainda poderá levar. Com a intenção de nos mobilizarmos para agilizar o julgamento final do processo de Flavia, em breve, estarei organizando nova blogagem coletiva, desta vez solicitando a colaboração e solidariedade de vocês para estarem comigo e Flavia em Brasília, (na ocasião direi de que forma) a fim de mostrarmos à justiça brasileira, que se a empresa JACUZZI do Brasil, não se importa com Flavia, nós, eu e vocês, nos importamos. Tão logo o processo de Flavia efetivamente chegue às mãos dos juízes em Brasília, o que deve acontecer em torno de 50/60 dias, novas ações dos blogs se farão necessárias. A blogagem coletiva será uma dessas ações. Manterei vocês informados. E desde já solicito a colaboração de todos. E desde já lhes fico agradecida.

Fiquem agora com o texto de Maristela Bairros.

"05.12.2007
Este selo dá início à mobilização para a blogagem coletiva do
Flavia Vivendo em Coma. A Odele, mãe da Flavia, vítima de acidente em uma piscina, há dez anos, quando teve os cabelos sugados pelo ralo mal-regulado, espera até hoje uma decisão favorável da Justiça. E o faz dignamente, sem tolerar piedades inúteis e sem partir para agressões prejudiciais. Odele é a mãe calma, mas não paciente a ponto de sentar e ficar esperando ou se conformar com migalhas. Flavia tem direito a cuidados com a qualidade necessária que a indenização monetária adequada possa dar, mesmo que estes cuidados não possam trazer sua vitalidade de volta nem os dez anos que perdeu.

Dia 16 agora, Flavia completa 20 anos. Poderia estar cursando alguma Universidade. Poderia estar de mochila nas costas andando pela Europa, como tantas meninas de sua idade. Ou até mesmo casada, como outras milhões de moças em plena posse de suas força e consciência. Mas está numa cama, em coma vigil. Os responsáveis por esta tragédia seguem com suas vidas, normalmente, sem pensar que, um dia, o tal destino pode lhes preparar uma armadilha semelhante.

A blogagem coletiva tem a vantagem de unir idéias e opiniões e, assim como o feixe de gravetos, reforçar um propósito. Ninguém é forte o suficiente sozinho. Por isso, queremos que esta iniciativa seja capaz de, em coro, gritar por Justiça para Flavia. É o mínimo que se pode fazer, inclusive simbolicamente por tantas outras Flavias injustiçadas deste mundo.

Eis é o texto de Odele que dá início à blogagem programada para 17 de dezembro.

"Este blog existe, porque minha filha Flavia, que em poucos dias completará 20 anos de idade, está em coma vigil há quase 10 anos desde que um acidente com RALO DE PISCINA lhe interrompeu a infância saudável. Este blog existe porque o acidente acontecido com Flavia já havia acontecido com outras crianças e continuou a acontecer, no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos, Na França, na Rússia...E este blog existe porque apesar da ação devastadora dos acidentes causados por ralos de piscina, locais e empresas responsáveis pela venda, instalação e manutenção desses ralos que compõem os sistemas de sucção de piscinas, continuam indiferentes à sorte das vítimas, continuam na impunidade, mesmo muitos anos depois da ocorrência das tragédias.

É preciso urgência na fiscalização da venda, instalação e manutenção dos sistemas de sucção de piscinas. É preciso punição exemplar para quem cometeu ou venha a cometer negligências com a segurança dos sistemas de sucção de piscinas. É preciso cobrar agilidade da justiça na proteção das vítimas. Como eu disse no post anterior, sozinhos fica difícil, mas juntos, somos poderosos. Por isso, peço a adesão de vocês na blogagem coletiva que estará acontecendo no próximo dia 17 de Dezembro, para aumentar a visibilidade da história de Flavia que é apenas um exemplo, não só no Brasil mas no mundo, da negligência, da impunidade e do desrespeito aos direitos humanos de todos nós. Muito obrigada."


Até o proximo post.

31 comentários

Isabel Filipe disse...

Oi Odele,

Bom dia.

A Blogagem Colectiva de Dezembro do ano passado foi um sucesso ... juntou pessoas de várias partes do mundo ... que se uniram a esta causa ...

sabes que contas comigo para todas e quaisquer acções futuras que entendas tomar ...

beijinhos

Anônimo disse...

Oi Odele, é a Paula. No pouco tempo que a conheço tenho aprendido tanto, mas tanto com vc e uma dessas coisas é a ser mais eficiente através do blog. Vejo que isso aqui é uma verdadeira família. Estou nessa, pro que der e vier. Beijos nas duas aí e abraços aos irmãos blogueiros daqui e d'além mar!

Sue Paula disse...

Bom dia, Odele
Vim ver como andam as coisas, sempre na esperança em Deus de que tudo possa melhorar.
Abracinhos em vcs.
Sue

Anônimo disse...

Odele -não Odete-

passei para te deixar um abraço.Abraço, para quem dá, tem sempre retorno, sem nada pedir, sem nada receber.É uma questão de mentalidade, de solidariedade.

saudações e um sorriso

Unknown disse...

OI QUERIDA BOM DIA,

IMAGINO COMO DEVE SER DIFICIL VER SUA FILHA VIRANDO UMA MULHER NUMA CAMA E SEM A JUSTIÇA FEITA.
SE DEPENDER DE MIM, CONTINUAREI MEU TRABALHO, DIVULGANDO SUA HISTÓRIA.
CONTINUANDO... SÓ CREIO NA JUSTIÇA DE DEUS, POIS A DO BRASIL TÁ COMPLICADA.
TENHA UM DIA MARAVILHOSO.
BEIJOS A VC, FLAVINHA, FERNANDO.
PRI COIMBRA

Anônimo disse...

Oi, amiga Odele. Há tempos não passava por aqui.
Super beijo!

Anônimo disse...

Odele querida,

Você é admirável!
Tentarei participar dessa próxima blogagem, da outra não tive tempo.
Mas desde já estou aqui, com pensamento positivo e minhas orações para que a justiça dos homens seja feita!

Obrigada pelo carinho e presenças constantes...Perdoe-me pela ausência, é que as coisas estão mais corridas que o normal, mas não me esqueço de vocês!

Beijos carinhosos para você e a Flávia,

Cris

asbeirasdoarnego disse...

non sei escribir moi ben o portugués eu son gallego, aunque me costó entender tu artículo, me gusto, estas invitado a mi blog www.asbeirasdoarnego.blogspot.com, espero tu visita

Fatyly disse...

E eu estarei sempre em sintonia e alinho subscrevendo o que fizerem!

Um beijo de coragem para vós!

Anônimo disse...

Odele, querida. Não consegui postar ontem, mas tais palavras e imagem me lembram "De mãos unidas pro mundo bem melhor". De mãos unidas, abraços bem apertados, palavras de ajuda, propaganda boca-a-boca do blog Flavia, sei que chegaremos a um mundo bem melhor. Em que a justiça seja honestamente feita! No momento certo, mas com honestidade, dignidade!!! Beijos - Eliana _Elianinha -Mogi Guaçu -SP.

Branca disse...

Cá estarei para participar nessa blogagem colectiva a caminho de Brasília, a exemplo da participação que já tive na blogagem de Dezembro. Mas, vamos desta vez fazer um coro muito maior e usar todos os meios que entender para que a nossa voz chegue ao poder e se faça ouvir junto de quem pode fazer justiça.
Beijinhos Odele.
Entretanto descanse, não faça madrugadas.
Olha quem fala...!
Branca

betty mello disse...

Minhas queridas Flávia e Odele, que bom. Estamos juntas e se for necessário uma ação conjunta (seja blogagem ou outra ação) estaremos ao lado de vocês pois a Justiça tem que prevalecer, e já esperaram demais. Um grande abraço e um beijinho carinhoso e cheio de fé e esperança. Betty, Sueli, Ju e suas famílias

Luci Lacey disse...

Odele

Vamos fazer outra blogagem para Flavia.

Nossa voz nao ira se calar.

Ate que alguem ouca e tome as providencias.

Creio que ja ouviram, mas vamos continuar ate que resolvam.

Beijinhos as duas e bom final de semana.

Isabel Filipe disse...

olá querida ...


passei para vos desejar um optimo fim de semana


beijinhos

Águas da Vida News disse...

Conte comigo para blogagem coletiva querida amiga Odele.
Passadinha para desejar um excelente final de semana.
Big Kiss

Anônimo disse...

Odele, ainda no espírito de comemorar o dia da mulher, preparei uma surpresa para você e Flávia.
Por favor, veja em: http://www.efemerasletras.blogspot.com/

Espero que goste.

beijos, bom final de semana.

Anônimo disse...

A blogosfera não é de ninguém especifico: é de todos!

Pssei para dizer que não falo sózinho.O Aromas de Portugal não é blog de trivialidades. Quem visita é fiel, seja socialista, comunista,de direita, hetero ou homo,branco, preto ou chinês, católico, protestante ou estemunha de Geová, ou simplesmente agnóstico.

A diferença é que eu não obrigo a pensarem como eu quero. Cada um é livre.

Passei apenas para lhe dizer isto depois de ler um comentário seu no blog da "Isabel"!

Aproveito para lhe desejar tudo de bom, para a Flavia essencialmente.

Fique bem com as minhas saudações e um sorriso

aDesenhar disse...

venha mais outra Blogagem Coletiva,
cá estamos para aderir.
Já estou a preparar a minha bagagem virtual com destino
traçado...Brasília.
:-)
bjs Odele e Flavia

Larokitas disse...

Conheci hoje o blogue da Flávia e fiquei sem palavras, como é obvio, e com os olhos cheios de água. Tambem tenho uma filha e isso faz me imaginar a dor que tem sentido.
Quero que saiba que pode contar comigo.
Beijos grandes para si e para a Flávia

silvia

Unknown disse...

Odele, bom fim de semana para vocês!
Que Deus as abençoe.

Abraços carinhosos,

Danni.

Beezzblogger disse...

Querida Odele, já sabe que nem precisa pedir, eu estarei presente, estou ansioso por declamar o poema da Flávia, aqui no dia 21, vai ser emotivo prometo.

Quanto ao que irei dizer, e fazer vc já sabe, já lho comuniquei por e-mail.

Quero deixar-lhe um beijo a si e milhões de beijos para a Flávia e votos de um excelente fim de semana para vcs. Aquele abraço ao Fernando o seu filhote.

Beezz

Sol disse...

Oi Odele, boa noite minha querida.

Estava, tão atarefada hoje... que, sem pensar duas vezes, olhei para tudo sobre minha mesa e disse em voz alta: - Por hoje chega, rs!

Aproveitei a saudade e o tanto que pensei em vocês hoje, e resolvi passar por aqui para ler-te um pouco, e dar um abraço bem gostoso em você! Quero dizer que em tudo, pode sempre contar comigo!

Desculpe a ausência.
Posso não marcar tanta presença, mas nunca esqueço vocês!

Então, sinta meu abraço!
Sol. :)

peciscas disse...

Já sabes que nem sequer preciso de dizer que estarei presente em tudo o que puder fazer.
Cada um de nós, pode ser apenas uma gota de água. Mas muitas gotas de água juntas, podem formar uma torrente invencível!

Anônimo disse...

Odele, por favor leia para Flavia, que somente você, com "aquele" jeitinho de mãe tem: "A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho." Flavinha, tem encontrado muitos nesta viagem!!! Ótimo fim de semana à vocês. Eliana -Mogi Guaçu -SP.

calminha disse...

admiramos a tua força e coragem, e havera justiça, mas o mais importante é mesmo o amor k tem a tua filha e tu para dar ao mundo.bj

Silvia Madureira disse...

Odele:

Força você tem ...muita.

Não a vou desejar.

Você demonstrou ser uma mulher de muita força...

Vou desejar que consiga os seus objectivos do fundo do meu coração.

Que seja feita justiça.

beijo

A Flor disse...

Olá queridas Amigas! :)

Desculpem a minha ausência, mas tenho andado doentita, e com pouco tempo para a Net... mas tenho-vos no meu coração, sempre! Deus sabe que sim! :)

Odele, venho pedir-te que passes no meu cantinho e deixes lá uma mensagem de fé e esperança à minha amiga Isabel que não está nada, nada bem de saúde. Irá começar tratamentos de quimio e radioterapia, está tão assustada! E eu tão preocupada com ela! Ela está a precisar tanto de apoio, deixa-lhe uma palavrinha, fazes isso à Flor? Obrigado querida :(

Mil beijinhos deixo para a nossa querida Flávia e para ti, o meu abraço solidário nessa tua luta constante.

Flor com o coração triste e preocupado. :D

Ana Pallito disse...

Querida, começa a surgir luz ao fim do túnel.

Creio sinceramente que será feita justiça.

Obrigada por tua luta em informar, para que outras famílias não sofram o que a tua vem sofrendo.

Abraço permanente

Um Poema disse...

...
Um beijo grande para a Flávia.

Para ti, amiga, o meu abraço

Fana Fanii disse...

nos avise da proxima blogagem coletiva...

ninguém disse...

Odele. Você sabe que, onde estiver, estarei do ladinho. E vamu qui vamu. beijo na alma

Related Posts with Thumbnails