Este blog, criado em janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia e sua luta pela vida. Flavia vive em coma vigil desde que, em 06 de janeiro de 1998, aos 10 anos de idade, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O objetivo deste blog é alertar para o perigo existente nos ralos de piscinas e ser um meio de luta constante e incansável por uma Lei Federal a fim de tornar mais seguras as piscinas do Brasil.

Lei Federal Segurança nas Piscinas - indiferença e silêncio

- 24 de junho de 2012

 Brasilia, agosto de 2011

10 meses após eu ter estado em Brasilia em busca da tão necessária Lei Federal para Segurança nas Piscinas do Brasil, e após vários telefonemas e e-mails enviados ao Deputado Darcisio Perondi, relator da Lei, nenhuma resposta me foi dada pelo Deputado. Também não houve retorno dos outros políticos a quem recorri em busca de apoio para que a aprovação da Lei seja tratada com mais celeridade. A lentidão na aprovação da Lei que obrigue as piscinas a terem instalados dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos, terá como consequência imediata novas tragédias causadas pela devastadora sucção dos ralos de piscinas.

Aqui dois dos MUITOS e-mails que enviei ao Deputado Darcisio Perondi, com cópia para sua secretária e assessores. A resposta? Indiferença e silêncio.

“From: Odele Souza [mailto:odele.souza@gmail.com]
Sent: Friday, March 02, 2012 10:59 AM
To: dperondi@yahoo.com.br; dep.darcisioperondi@camara.gov.br; fredericoborges@yahoo.com.br; Fábio Paiva; Suely Barbosa
Cc: Augusto Cesar M. Araujo ; Antonio Santos; Lawrence Doherty
Subject: ENC: LEI DE SEGURANÇA PARA PISCINAS E A MUDANÇA NA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA
 

Prezado Deputado Darcisio Perondi, Reenvio a mensagem que lhe foi enviada em 06 de fevereiro de 2012, para a qual e de novo, infelizmente não tive resposta.

No arquivo anexo lhe envio uma cronologia dos acidentes graves e fatais documentados na mídia, desde o acidente ocorrido com minha filha Flavia – janeiro de 1998 até janeiro de 2012.

E aproveito para lhe perguntar se o senhor não tem alguma novidade com relação ao projeto de Lei de Segurança nas Piscinas, da qual o senhor é o relator. Lembro-me de quando eu, Augusto, António e Lawrence estivemos com o senhor em agosto de 2011, o senhor nos disse que o assunto seria tratado com celeridade. Então, Deputado, alguma novidade sobre a Lei? Como o senhor pode ver pelo documento anexo, as mortes por sucção nos ralos das piscinas continuam ocorrendo no Brasil e já temos um caso em 2012.

Obrigada por sua atenção e resposta a este meu e-mail.

Odele Souza
Flavia, vivendo em coma
Segurança nas piscinas - esta é uma causa de todos nós.

De: Odele Souza [mailto:odele.souza@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 12:49
Para: 'Darcisio Perondi'; fredericoborges@yahoo.com.br; Fábio Paiva
Cc: Suely Barbosa
Assunto: LEI DE SEGURANÇA PARA PISCINAS E A MUDANÇA NA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA
Prioridade: Alta

Bom dia senhores,

Acompanhando o movimento na Câmara dos Deputados, vejo que vamos ter mudanças nos membros da Comissão de Seguridade Social e Família. Já temos como saber quem serão os novos membros representantes das bancadas partidárias?

Deputado Perondi e Fred, por gentileza me posicionem: Com essa mudança na CSSF como fica o prosseguimento do projeto da Lei Federal para Segurança em Piscinas, conforme texto de adendo ao Projeto 7414 que lhes entregamos em agosto de 2011 e do qual o Deputado Perondi é o relator?

Gostaria de ouvir a opinião dos senhores como devo proceder de agora em diante, para continuar fazendo follow up na questão da Lei, pois as mortes por sucção nos ralos das piscinas continuam matando as crianças em nosso país. Já foram dois casos em 2012, conforme documentado no blog de Flavia.

Suely, peço a você a gentileza de cuidar para que meu e-mail seja lido pelos destinatários.

Agradeceria receber resposta este e-mail. Muito obrigada.”


O silêncio continua a ser a resposta que o Deputado Perondi  e demais politicos contatados têm me dado.A morte de crianças sugadas por ralos de piscinas continuará a ser a resposta a essa indiferença e silêncio.

16 comentários

Fatyly disse...

O silencio tem sido por demais...mas um dia destes terás a resposta...porque a incompetência e indiferença tem sempre dias contados e oxalá que não "acordem" pela pior forma: sentirem na pele!

vamos continuar a lutar!

Beijos meu doce e mil em Flavia

Anônimo disse...

QUERIDA ODELE,
QUANDO O EX-PRESIDENTE LULA CHAMOU OS DEPUTADOS DE VAGABUNDOS, MUITOS SE VOLTARAM CONTRA ELE.
DIANTE DESSE FATO QUE NOS APRESENTAS, DEVEMOS CONTINUAR IGNORANDO OU CONDENANDO O EX-PRESIDENTE PELA AFIRMAÇÃO?
JÁ NÃO SEI.
TUA SOLICITAÇÃO NÃO DIZ RESPEITO A PRETENSÕES PESSOAIS. TUA SOLICITAÇÃO É EM DEFESA DA VIDA.
É DE AMARGAR VER PESSOAS INEPTAS E INSENSÍVEIS REPRESENTANDO UMA POPULAÇÃO QUE CLAMA POR DIREITOS ESSENCIAIS.
UMA BOA SEMANA PARA VOCÊ E FLAVINHA.
LEILA JALUL

peciscas disse...

Ia começar este comentário com a frase "já não sei que mais dizer.
Mas eu sei bem o que vou dizer.
Vou falar em incompetência.
Quem desenvolve uma profissão, seja ela qual for, mecânico, dentista, político, tem um dever perante a sociedade:ser competente.
Vou falar em honestidade.
Quem assume compromissos, seja, eles quais forem, tem de os cumprir, custe o que custar.
Vou falar em verdade.
Quando se fala com alguém que nos pede auxílio, tem de se dizer a verdade, tem de se afirmar com clareza aquilo que estamos a pensar.
Perante tudo isto, será que o Deputado Perondi tem sido competente, honesto, verdadeiro>?
Os leitores deste espaço comhecendom os factos da história das peripécias em torno da Lei Federal para a Segurança nas Piscinas, têm, obviamente, a resposta a esta pergunta.

pensandoemfamilia disse...

Isto é desolador querida. Sua luta não será em vão.
bjs

Letargia disse...

Se nao for em causa propria ou por ser algo que apareca muito na midia, causando constrangimento, ninguem se mexe.
Infelizmente funciona assim.
Porem, a esperanca ainda esta viva.
E lutando.

Unknown disse...

Olá, muita força à sua família!!! Deus está olhando por vocês, tenha certeza!!!

Coisas de Monique disse...

Há algum tempo tenho acompanhado seu blog e me entristeço muito em saber que até agora o governo não fez nada. Com isso, decidi fazer uma conscientização em minha cidade junto a clubes e parque aquático. Tá tudo em andamento ainda, mas sei que com a ajuda de todos podemos evitar o sofrimento de muitos.
Muita força e luz pra vc e pra querida Flávia.
Grande abraço

Anônimo disse...

Olá querida! Me chamo Adriana Haddad Peixoto. 20 anost estou escrevendo um livro sobre uma pessoa em estado comatoso e nao responsivo.. a história eh fictícia mas virei a internet a procura de casos e tb de embasamento para poder escrever.. me emocionei mt ao achar seu blog.. desejo toda a força do mundo para tih e para a Flavia! que Deus cuide de vcs e q a justiça seja feita! queremos mais segurança nas piscinas do Brasil!
um GRANDE beijo à vcs duas!

Fátima disse...

Bom dia,

Acompanha já a alguns anos o seu blog, desta vez venho partilhar mais um caso de acidente em Piscina. Aconteceu em Portugal, felizmente sem consequências mais graves. Deixo o link.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/piscina-sugou-crianca-de-11-anos

Continue a lutar, é muito importante para todos nós.
Fátima Santos

redonda disse...

Foi noticiado aqui recentemente um caso parecido - um menina de 11 anos ficou presa, mas conseguiram tirá-la da piscina e está a recuperar. Lembrei-me da Flávia e vim deixar aqui um beijinho para as duas (mesmo não aparecendo sempre, penso muitas vezes na Flávia)
Gábi

Unknown disse...

Odele, os Deputados só respondem quando se trata de algum elogio a eles.
Nós somos os culpados pois os colocamos lá para nos representarem e eles acharam que era para ganhar dinheiro fácil.
Beijos.

karinne disse...

Odele estava aqui pesquisando uma piscina para colocar em minha nova casa e vi o risco que é, juro que quase desisti, tenho um filho de 3 anos que adora, agora fiquei até com medo mesmo de instalar, mas vi os dispositivos de segurança e fiquei menos temerosa, claro que ele jamais ficaria sozinho mas mesmo assim... só que sou muito leiga no assunto, estou com uma dúvida, por exemplo se quando fosse utilizada a piscina as bombas fossem desligadas, diqo isso porque até mesmo pensei em instalar um disjuntor que eu farei questao de desligar quando estiver usando, o ralo para de sugar?

Anônimo disse...

Odele,
Não desistir jamais é meu lema, e sei que seu também.
As coisas são difíceis todos os dias, mas quando aperta mais, eu lembro daquela atleta Gabrielle Andersen, que mesmo dopada pela dor não desistiu e levou a maratona até o fim. Eu tinha 9 anos quando assisti e me comove até hoje.
Um grande abraço para vcs duas!!!
Simone Marques

ubirajarando disse...

Odele, infelizmente grande maioria dos políticos brasileiros somente se adiantam quando é para diminuírem seus dias de trabalho e aumentarem os seus exorbitantes salários, ou quando a questão envolve milhares de pessoas, quando dá muita mídia para exercitarem as vaidades exacerbadas, que possam lhes garantir votos. Diante desse silencio omisso, admito que seja fundamental acirrar a campanha ao nível nacional e mesmo internacional. Tem que ir á Brasilia com uma multidão organizada para de fato poder sensibilizar as lesmas que infestam o congresso e senado. Não desanimemos.

Roberto disse...

Você muda o mundo, parabéns e não desista nunca!

André disse...

ESTAMOS JUNTOS,JÁ ENVIEI CONVITES PARA MEUS AMIGOS DA RED SOCIAL,PARA QUE MAIS PESSOAS SE CHEGUEM E JUUNTOS E UNIDOS,VAMOS MUDAR ESSA lei.

Related Posts with Thumbnails